Programa despertar

PROGRAMA DESPERTAR

O Programa Despertar promove anualmente um conjunto de projetos e ações continuadas que contribuem para estimular novas práticas de socialização, aprendizagem e participação social nos territórios onde se insere, proporcionando a centenas de crianças, adolescentes e jovens a oportunidade de acessar seus direitos sociais fundamentais de maneira lúdica, criativa e essencialmente democrática.

As ações são desenvolvidas e executadas por uma equipe multidisciplinar comprometida com uma atuação ética e responsável, sempre integrada à atuação das escolas, famílias, comunidade e demais espaços de formação essenciais ao desenvolvimento integral do público assistido.

ATIVIDADES CULTURAIS

Atividades Culturais:

Oficina de cerâmica

Conduzidas por um artista plástico e um oleiro tradicional do bairro Betânia, as oficinas desenvolvem a criatividade e a sensibilidade estética dos participantes, a partir do aprendizado técnico e teórico sobre a arte da cerâmica. A iniciativa também contribui para a valorização da produção artístico-cultural local, pois além de ser ministrada por profissionais da comunidade, também introduz elementos símbolo da cultura regional local (bonecas cabaça, namoradeiras, figuras folclóricas, galinhas porta-ovos, carrancas, entre outros). Também são realizadas exposições abertas à comunidade, onde os participantes têm a oportunidade de compartilhar junto a amigos e familiares os resultados do trabalho realizado. Ao todo, 53 alunos provenientes dos bairros Betânia e Olhos D’água e seus entornos participaram do projeto.

Atividades Culturais:

Oficina de Capoeira

Ministrada por um capoeirista experiente e com ampla bagagem socioeducativa, a oficina de capoeira conquistou a adesão imediata dos jovens assistidos pela Fundação Vicintin, sobretudo por se tratar de uma atividade democrática em que todos encontram alguma forma de identificação, seja pela dança, pela luta, ou ainda, por suas fortes características socioculturais. A capoeira contribui ainda para elevar a autoestima dos participantes por meio do resgate de suas raízes, uma vez que faz parte de nossa herança cultural.

Atividades Culturais:

Oficina Literária

Crianças e adolescentes assistidos pela Fundação Vicintin participam de encontros regulares, nos quais são apresentadas e encenadas divertidas narrativas baseadas em obras da literatura infantil e infantojuvenil. Após cada apresentação, o público participa de diversas atividades lúdicas de incentivo à leitura literária, tais como: criação de personagens e fantoches a partir de sucata; rodas de conversa para explanação oral da narrativa apresentada; dinâmicas para trabalhar habilidades de escuta e oralidade; criação de esquetes teatrais; entre outras. As Oficinas literárias são planejadas e ministradas pela equipe da Fundação Vicintin, contando ainda com participações esporádicas de escritores e contadores de histórias conhecidos pelo público.

Atividades Culturais:

Excursões culturais

A cada ano a Fundação Vicintin promove excursões e passeios culturais como forma de incentivar e ampliar o contato do público com diversos espaços, equipamentos e manifestações artístico-culturais, além de favorecer o resgate de costumes, tradições, fazeres e crenças próprios da cultura local e universal.

ATIVIDADES ESPORTIVAS

Atividades Esportivas:

Projeto Futebol:
despertando talentos

Iniciado em 2014, o Projeto Futebol Despertando Talentos oferece atividades físicas no contraturno escolar para adolescentes e jovens da Escola Estadual Pedro Franca, no bairro Olhos D’Água, em Belo Horizonte/MG. Os treinos de futebol e preparo físico são comandados por um técnico profissional e acontecem na quadra esportiva da própria escola, gerando oportunidades para a participação em testes realizados por times consagrados do futebol mineiro. Além disso, uma vez ao mês os alunos visitam a escolinha de futebol Acesso Fácil para participarem de campeonatos com times de bairros vizinhos. Os participantes também contam com apoio e acompanhamento da equipe de psicologia, que realiza dinâmicas de grupo uma vez por semana para trabalhar as demandas apresentadas pelos jovens.

APOIO SOCIOEDUCATIVO E PEDAGÓGICO

Atenta à formação integral de crianças, adolescentes e jovens, a Fundação Vicintin desenvolve uma importante ação no campo socioeducativo e pedagógico, por meio de projetos e atividades que associam o conhecimento acadêmico/escolar a experiências lúdicas e aprendizagens transversais.

Apoio Socioeducativo e Pedagógico

Projeto Aprender-apoio escolar

Através de recursos didáticos inovadores e articulado às demais ações educativas promovidas pela instituição, o projeto proporciona apoio escolar e acompanhamento pedagógico orientado a dezenas de crianças e adolescentes de Belo Horizonte. As atividades são ofertadas duas vezes por semana no Centro de Estudos Aprender – Apoio Escolar e os participantes também contam com as mensalidades, o transporte e o lanche custeados pela Fundação Vicintin.

Apoio Socioeducativo e Pedagógico

Projeto Alfabetização

Através de recursos didáticos inovadores e articulado às demais ações educativas promovidas pela instituição, o projeto proporciona apoio escolar e acompanhamento pedagógico orientado a dezenas de crianças e adolescentes de Belo Horizonte. As atividades são ofertadas duas vezes por semana no Centro de Estudos Aprender – Apoio Escolar e os participantes também contam com as mensalidades, o transporte e o lanche custeados pela Fundação Vicintin.

Apoio Socioeducativo e Pedagógico

Oficinas de idiomas

Iniciadas em 2010, as oficinas possibilitam o aprendizado da língua inglesa e do espanhol com o objetivo de aprimorar os estudos em busca do sucesso tanto escolar quanto profissional dos participantes. Ministradas com ênfase no vocabulário e na conversação, as aulas incluem atividades de leitura e interpretação de textos e contam com o auxílio de diversos recursos didáticos e audiovisuais para torná-las mais atrativas e interessantes. O projeto é desenvolvido por Mariana Pojo, graduada em letras e gerente da Fundação Vicintin.

APOIO PSICOSSOCIAL

A equipe de psicólogos da Fundação Vicintin oferece atendimento e apoio psicológico a crianças, adolescentes e famílias que apresentam demanda para este serviço e que não dispõem de recursos financeiros ou outros meios para acessá-lo. Os atendimentos são realizados individualmente e/ou em grupos, uma vez por semana ou quinzenalmente.

seja um apoiador

Você também pode contribuir com nossos projetos. Entre em contato com nossa equipe e invista conosco no futuro da nossa sociedade