Programa de Inclusão Produtiva

O Programa de Inclusão Produtiva é dirigido a adolescentes e jovens assistidos pela Fundação Vicintin em Belo Horizonte, com a finalidade de dotá-los de conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para sua transição e integração ao mundo do trabalho.

Ações formativas de apoio para o acesso ao mundo do trabalho

Vitrine de Profissões

Iniciado em 2015, o projeto Vitrine de Profissões promove ações de formação, orientação e sensibilização para o acesso e a permanência do público jovem no mundo do trabalho. Por meio de encontros semanais, a iniciativa busca preparar os participantes para os desafios comuns à vida profissional e aos processos de ingresso no ensino superior. Atualmente o projeto é realizado com alunos do ensino médio da Escola Estadual Pedro Franca e junto aos jovens atendidos pelo Programa Ser Jovem. A cada encontro a equipe de psicologia e pedagogia da Fundação Vicintin desenvolve palestras e oficinas temáticas na perspectiva de oferecer aos participantes estímulo e oportunidade de desenvolvimento da vocação profissional e competências gerais.

Curso de formação profissional inicial

Bombeiro Civil Jovem

Articulado às demais ações promovidas pela Fundação Vicintin, o curso profissionalizante de Bombeiro Civil contribui com o processo de inclusão socioprodutiva de dezenas de jovens com idades entre 15 e 29 anos. O curso é ministrado por um Bombeiro Civil voluntário, que oferece capacitação em prevenção contra incêndios e acidentes, técnicas de combate ao incêndio, controle do pânico e primeiros socorros. Após a conclusão do curso os participantes recebem um certificado e estão aptos a exercer a profissão de bombeiro civil.

seja um apoiador

Você também pode contribuir com nossos projetos. Entre em contato com nossa equipe e invista conosco no futuro da nossa sociedade